Regimento Interno

DIRETRIZES E NORMAS

O Acolher disponibiliza canal direto, via telefone, com família orientando sobre faltas não justificadas, atraso ou descumprimento do horário, uso de equipamentos eletrônicos, ausência de comportamento proativo durante as aulas, uso de substâncias psicoativas nas dependências ou mediações da escola, e outras infrações.

UNIFORME

O uso do uniforme é obrigatório, pelos seguintes motivos:

1. É prático: Quando a escola propõe o uso do uniforme, há menos perda de tempo na hora de a criança se preparar para ir estudar. Além disso, na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, fase em que as crianças brincam muito, elas sujam e estragam mais as roupas. Isso pode tornar o uniforme vantajoso, pois ele costuma ser mais fácil de lavar.

2. Preserva a infância: A partir do Ensino Fundamental II, quando a criança já tem 11 anos, ela acaba ganhando força na escolha da roupa, caso a escola permita. E é aí que mora o perigo. Muitas vezes, nessa idade, ela não tem discernimento para escolher a roupa adequada. Há casos até em que a situação pode preocupar. “Pode acontecer de a criança usar vestimenta inadequada à sua faixa etária.

3. Inibe o consumismo: Quando o uso do uniforme não é obrigatório, as crianças podem ser expostas precocemente a valores consumistas e distorcidos, como valorizar apenas quem usa roupas de grife. Em casos extremos, isso reforça sentimentos de inferioridade e a baixa autoestima.

4. É econômico: Alguns uniformes oferecem um custo de vestimenta mais em conta do que as roupas comuns. Além disso, eles proporcionam um desgaste menor das roupas das crianças.

5. Diminui o risco de bullying: Oferece pouco risco de comparação com outras crianças. Ele é programado’ para todos os tipos de corpo e evita comparações entre as crianças. Isso diminui até o risco de bullying.

6. Proporciona segurança na hora de brincar: Por ter um tecido flexível, o uniforme dá segurança no exercício das atividades escolares, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e nas aulas de Educação Física.

7. Impõe disciplina: O uniforme ajuda na assimilação de normas e regras, contribuindo com o aprendizado da organização e da disciplina, indispensáveis para o desenvolvimento da criança.

8. Equilibra as diferenças sociais: O uso do uniforme diminui a ostentação e deixa o aluno com menor poder aquisitivo em pé de igualdade diante do grupo.

9. Confere responsabilidade: O uso diário do uniforme cria um distanciamento entre o momento de estudo e os momentos de lazer. Isso, de certa forma, influencia no comportamento e na responsabilidade.

Fale Conosco

Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) para oferecer a você a melhor experiência possível em sua navegação. Você aprova o uso de cookies ao clicar no botão "concordo" ou ao continuar a navegar neste site.