Ensino Fundamental 1

1º ANO

A idade para este curso vai de 5 anos e 6 meses a 7 anos.

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.

Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.

2º, 3º, 4º E 5º ANO

Acreditamos que o Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, a escola visa à consecução de metas, tais como, respeito aos direitos humanos, exclusão de qualquer tipo de discriminação nas relações interpessoais, igualdade de direitos, participação como elemento fundamental à democracia, co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo. Ou seja, comprometer nossos alunos sobre os valores e conhecimentos que viabilizam sua participação efetiva na vida social.

O Acolher trabalha para construir valores com conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano, fazendo a inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares. A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental e que se caracterizam por urgência social, possibilitando um ensino-aprendizagem que favorece a compreensão da realidade social, ética, diversidade cultural, respeito e defesa do meio-ambiente, orientação sexual, construção do conceito de trabalho e consumo, desenvolvimento de temas locais, também serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.

Nesta fase o Acolher desenvolve em seus alunos o domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos; aquisição de habilidades para a vida de trabalho; aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises; aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos; compreensão e uso de tecnologias;  formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social; aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades; cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;  compreensão de deveres e direitos de cidadania.

O Centro de Ensino Acolher acredita que a família é parte fundamental desse processo. Sem o acompanhamento e a participação da família das crianças e jovens, não há como se estabelecer uma formação consolidada e tranquila. Seja em reuniões gerais ou em conversas individualizadas, os professores e a Direção necessitam de trocas de informações e de parcerias permanentes na interação da família com o processo de formação dos seus filhos. Torna-se indispensável, portanto, que os pais ou responsáveis estejam em pleno acordo com as propostas da Escola e assumam esses valores como inspiradores de suas vidas.

Acredite, venha caminhar conosco, aqui iremos construir um futuro de sucesso para seu filho(a).

Fale Conosco

Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) para oferecer a você a melhor experiência possível em sua navegação. Você aprova o uso de cookies ao clicar no botão "concordo" ou ao continuar a navegar neste site.